Importante ressaltar que a rede de apoio também pode oferecer suporte ao pai ou aquele ou aquela que realiza a função paterna, não se restringe, apenas, a atender as demandas da mãe.

Dito isso, destacamos abaixo os tipos de apoio que pode ser oferecido ao casal durante o período perinatal. São eles:

  • Apoio emocional:Inclui acolhimento, escuta atenta, empatia e compreensão das emoções da mãe. Amigos, familiares, grupos de apoio e profissionais de saúde mental podem oferecer esse tipo de suporte.
  • Apoio prático: Refere-se à ajuda com tarefas domésticas, cuidados com o bebê, alimentação, transporte e outras necessidades do dia a dia. Familiares, amigos, vizinhos e profissionais de cuidados infantis podem oferecer esse tipo de suporte.
  • Apoio informativo: Consiste em fornecer informações confiáveis sobre gestação, parto, cuidados com o bebê, amamentação e outros aspectos da maternidade. Profissionais de saúde, grupos de apoio e outras mães podem oferecer esse tipo de suporte.

É sempre bom lembrar que fazem parte da rede de apoio avós, tias, tios, amigos e amigas do casal, pessoas da comunidade, profissionais da saúde. Pai não é rede de apoio! A ideia de que o pai ajuda a mãe na realização das tarefas de casa ou mesmo com o filho, deve ser desmistificada.

Ao pai cabe toda e qualquer tarefa que também cabe à mãe, exceto a amamentação ao seio. Cabe a ele ofertar, cuidado, proteção, carinho, estimulação, ou seja, o compartilhamento das responsabilidade quanto a criança é tanto do pai quanto da mãe.   

Benefícios da rede de apoio

O casal que recebe suporte através das mais variadas formas, consegue reduzir o estresse e ansiedade; prevenir depressão pós-parto; fortalecer o vínculo materno-infantil; melhora da qualidade de vida do casal e do bebê; facilitação quanto a adaptação à nova rotina.

E como se constrói uma rede de apoio?

É necessário que se identifique pessoas de confiança que possam oferecer apoio emocional e prático. Além disso, participar de grupos de apoio para mães e buscar informações em fontes confiáveis, como profissionais de saúde e livros especializados, pode ajudar.

Dizer do que precisa e aceitar ajuda é fundamental para que a rede de apoio se faça presente.

Fonte: https://br.freepik.com/

A rede de apoio é um recurso valioso para todas as mães, independentemente de sua situação familiar, social ou econômica. Ao construir uma rede de apoio forte e confiável, o casal se sentirá mais seguro, confiante e preparado para enfrentar os desafios e as alegrias da parentalidade.